MIRSCHQUINA

Instalação | Malcata/Espinhal

Casa, abrigo – Escultura com dimensões e materiais variáveis

Mirschquina é uma palavra inventada que deriva de Marisquina e Maria Joaquina, nome da minha tia avó. Trata-se de uma homenagem à minha avó materna Rosa Maria, e a todas as mulheres que tal como ela representam a força e são o pilar da casa. São elas que nos mantêm unidos, que nos inspiram e que não desistem das lutas.

Mirschquina é uma mulher robusta, forte e olha para cima, fitando o céu como que em desafio. É um abrigo feito ventre, que nos acolhe, onde nos sentimos seguros e nos fundimos na paisagem.

Construída primeiro em papel, foi evoluindo para o tecido, linha e depois giestas, raízes e carvalhos queimados.

No projecto MAPAS – Natureza, foi proposta uma intervenção artística em espaço público a ser desenvolvida na aldeia da Malcata, em que projectei uma Mirschquina a ser construída em colaboração com a artesã Isabel Martins, com a incorporação do bracejo e do fio agrícola azul, em corpo de ameeiro e salgueiro sobre ferro.

Esta grande escultura habitou a pequena praça da aldeia da Malcata durante 6 meses e foi devolvida à Natureza a 1 de Maio de 2022, dia em que a avó Rosa faria 93 anos. Volta assim às terras das irmãs, próximo da aldeia do Espinhal. No entanto fica na Malcata, no atelier onde encontramos a Bracearte, uma mini Mirschquina totalmente feita em bracejo e fio azul que será a fiel depositária de todas as histórias do passado e do presente que envolvem estas obras, estabelecendo um diálogo entre as aldeias da Malcata e o Espinhal, seus habitantes e visitantes.

Localização actual da Mirschquina

GPS 40°22'37.4"N 7°07'57.1"W

Partilhe as suas fotos e histórias com a Mirschquina connosco! Envie para beamoria@gmail.com